Certificação de Línguas - Inglês, Francês e Mandarim
A
Ao longo do seu percurso escolar no CEI, os alunos adquirem conhecimentos para obterem certificação nas línguas estrangeiras: Inglês - Cambdrige; Francês - DEFL e Mandarim - HSK.
Na era da globalização em que vivemos, onde cada um de nós é chamado a trabalhar cooperativamente com parceiros, amigos e colegas de outros países, origens e línguas, importa assumirmos a nossa condição de cidadãos do mundo para que, transcendendo a nossa identidade nacional, possamos construir uma nova realidade onde a comunicação seja a base de uma convivência mais pacífica, agradável e produtiva.
PORQUÊ A CERTIFICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IDADE ESCOLAR?
Uma certificação depreende sempre uma avaliação de competências e, nesse sentido, esta andará sempre de mãos dadas com a aprendizagem ao possibilitar uma reflexão consciente e rigorosa sobre o grau de desenvolvimento de cada domínio das mesmas.
Assim, consideramos que, apesar do seu caráter classificativo, a certificação e suas potencialidades não se reduzem a tal, devendo esta antes ser percecionada como forma de estimular crianças e jovens a desenvolver de forma equilibrada os 4 domínios de competências de aprendizagem das línguas estrangeiras de forma eminentemente formativa, tendo sempre em vista o fim comunicativo das mesmas.
Cada vez mais os exames de certificação estão direcionados para a comunicação que acontece na vida real. O fundamento de uma preparação para uma certificação em inglês ou numa outra língua é que os candidatos desenvolvam as suas capacidades de comunicação, não apenas para o exame, mas para toda a vida! Assim, os testes são apenas uma estratégia para aferir onde e como o jovem está a progredir na sua aprendizagem, sendo importante incentivá-lo a verificar, avaliar e refletir sobre seu próprio trabalho, à medida que se torna aprendiz independente e mais envolvido neste processo.
No sentido de criar condições para que a evolução da proficiência do aluno possa ocorrer de forma gradual e coerente, nos diferentes domínios de comunicação que configuram uma real competência do aluno, foram definidas as Metas Curriculares que estabeleceram a correspondência entre o perfil e grau de desenvolvimento de competências em cada ano escolar e o nível contemplado no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Aqui ficam algumas das razões para a realização de um exame de certificação:
É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE
- A certificação das línguas é levada a cabo através de exames realizados por instituições de prestígio, reconhecidas em todo o mundo, como por exemplo, Cambridge English, Goethe Institut, o DELF Scolaire ou o Instituto Confúcio,
MELHORA AS HABILIDADES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA VIDA REAL
- Na preparação para um exame de certificação serão desenvolvidas competências de comunicação que poderão ser usadas na vida quotidiana em vários contextos, no mundo académico e da investigação, na vida profissional e de negócios e até mesmo em lazer.
PERMITE E AUXILIA NO ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS
- Quando se alcança um nível mais alto no domínio da Língua Estrangeira – pelo menos um (B2) – ganha-se a consciência de que estaremos aptos a comunicar com as pessoas nativas, lidar com a maioria das situações e fazer a maioria das coisas que é necessário fazer diariamente em situações reais. O desafio é ser cada vez mais proficiente, definindo metas e aumentado automaticamente a nossa motivação.
DESTACA O ALUNO/JOVEM NA MULTIDÃO DA SOCIEDADE
- O mercado de trabalho de hoje é muito internacional, mas também é muito competitivo. Muitos dos novos candidatos internacionais têm um bom nível de inglês e de outras LE. Mas quantos podem provar isso? Um exame de certificação permite que se obtenha essa vantagem. Uma qualificação de Cambridge ou do DELF no currículo não só permite provar o domínio de um determinado nível em inglês ou francês oficialmente – mas também mostra a um empregador que se está disposto a dedicar tempo para melhorar as competências linguísticas e profissionais.
EXAMES SÃO RECONHECIDOS PELAS UNIVERSIDADES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS
- A progressão a nível académico e a ingressão em universidades, nomeadamente estrangeiras, são algumas das razões que levam à realização destes exames.
VÁLIDA PARA SEMPRE
- Ao contrário de outros exames, os exames de certificação de muitas instituições, ex: Cambridge, não têm prazo de validade. Quando se faz um exame certificado o resultado é válido para sempre.
EXAMES CAMBRIDGE ENGLISH:
Os alunos do CEI fazem a certificação de Cambridge no final de cada ciclo.
- No final do 1.º Ciclo - realizam simulação de exame Young Learners - Starters
- No final do 2.º Ciclo - realizam simulação de exame Young Learners - Mover/Flyers
- No final do 3.º Ciclo - realizam, obrigatoriamente, exame Cambridge English - Preliminary (B1)
- No 11.º ano - realizam, obrigatoriamente, exame Cambridge English - First (B2)
- No 12.º ano - realizam o exame CAE (C1), se assim o desejarem
Os exames Cambridge English são realizados por equipas especializadas, designadas pelos centros de avaliação Cambridge, em locais próprios. Estes exames têm um custo, definido pela Cambridge, assegurado pelas famílias.
Certificação de Línguas - Francês
O DELF Scolaire é o diploma oficial do Ministério da Educação Francês reconhecido a nível internacional, baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que permite aos alunos certificarem as suas competências na língua francesa. O DELF Scolaire é a oportunidade para os jovens obterem um diploma reconhecido internacionalmente e válido para a vida!
A Alliance Française de Porto, como centro de Exames do Porto e Grande Porto, organiza e coordena as sessões com as escolas participantes.
O DELF é composto por 6 diplomas independentes, correspondentes aos seis níveis do Quadro europeu de referência para as línguas. Assim, o aluno, em função do seu nível, pode inscrever-se diretamente no exame à sua escolha.
Regra geral, ao final de 3 anos de aprendizagem, no 9º ano, os alunos do CEI realizam o exame de certificação em Francês de nível A2.
Certificação de Línguas - Mandarim
O exame HSK (Hànyǔ Shuǐpíng Kǎoshì) é um teste oficial da China, dividido em seis níveis para testar a proficiência no mandarim de falantes não-nativos. Os candidatos cujos resultados do exame correspondam ao padrão, podem obter um certificado de proficiência, emitido pela Comissão Nacional de Teste de Proficiência em Língua Chinesa do Ministério da Educação da China e reconhecido em todo o mundo. Esta é uma prova essencial de proficiência em língua chinesa para estudar em faculdades de universidades chinesas e para se candidatar a mestrados na China. Para além disso, é também uma referência indispensável para as empresas ou organizações poderem avaliar a proficiência em língua chinesa no processo de recrutamento.
Após os 4 anos de aprendizagem do mandarim, os alunos do CEI realizam os exames HSK I e HSK II. Os alunos aprovados no nível 1 são capazes de entender e usar frases simples em mandarim e de produzir conversas básicas. Os alunos aprovados no nível 2, têm um domínio excelente sobre o mandarim básico e podem comunicar durante tarefas simples e rotineiras.