Inteligências Múltiplas
C Cada criança é 100% inteligente
A inquietude que caracteriza toda a equipa do CEI faz-nos procurar e estar atentos ao que de novo vai surgindo na educação. Desta forma, e de acordo com a nossa missão e projeto educativo, procuramos ajustar, rentabilizar teorias, modelos ou projetos, construindo passo-a-passo uma nova filosofia e forma de estar onde todos temos de estar em sintonia, para conseguirmos fazer de cada uma das nossas crianças e jovens seres únicos, especiais e, por isso mesmo, irrepetíveis.
Neste sentido, optamos por criar condições (remodelação das salas) para aplicar a teoria das Inteligências Múltiplas (HOWARD GARDNER, 1998, HARVARD). Agradou-nos o facto de cada ser humano ser visto como possuidor de múltiplas inteligências: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Gardner explica-nos que apesar das diferentes inteligências serem independentes umas das outras, estas não funcionam isoladamente.
Por conseguinte, cada um de nós tem em si mesmo uma combinação única das múltiplas inteligências, podendo destacar-se uma ou outra inteligência mais desenvolvida. Destaque-se, porém, que é a partir desta combinação que cada um desenvolve o seu perfil e conjunto de competências para resolver problemas e criar produtos. Esta teoria alerta-nos para a obrigação das escolas favorecerem o conhecimento de diversas disciplinas, encorajando também as crianças a colocá-lo em prática para resolver problemas e efetuar tarefas de forma cada vez mais autónoma no âmbito das suas rotinas, da sua vida e da sociedade na qual se inserem.