O Líder em Mim
O programa The Leader in Me (O Líder em Mim) foi concebido em 1999, nos Estados Unidos, pela FranklinCovey em parceria com a escola A.B. Combs, da Carolina do Norte. É um revolucionário modelo educacional que enfatiza a cultura da autonomia do aluno, ajudando a desenvolver o potencial total de cada criança. Atualmente, são mais de 1,5 mil escolas participantes em 35 países, como Canadá, Brasil, Inglaterra e Singapura.
Em Portugal, somos a primeira escola a implementar O Líder em Mim®, estando envolvidos todos os níveis de ensino. Desde a creche ao 12º ano, todos os alunos investem, pelo menos, uma hora por semana para aprenderem, desenvolverem e colocarem em prática os 7 hábitos e crescerem na sua confiança e liderança.
Mais informações sobre O Líder em Mim aqui.
Academia de Conhecimento da Gulbenkian
Em 2020/21 o nosso currículo “O Líder em Mim” foi reconhecido pela Fundação Gulbenkian como uma Academia de Conhecimento e juntos vamos aferir que os nossos alunos estão a desenvolver competências socio-emocionais.
Nesta 3.ª e última edição do concurso Academias Gulbenkian do Conhecimento foram apresentadas cerca de 300 candidaturas. A avaliação foi realizada em duas fases distintas por dois painéis de jurados externos e com a contribuição da votação do público, tendo resultado na seleção de 28 projetos pelo júri e 5 por votação do público.
O Líder em Mim foi um dos projetos selecionados e contará com o apoio técnico, financeiro e a mentoria da Fundação Calouste Gulbenkian.
Objetivos das Academias de conhecimento:
• Preparar as crianças e os jovens para um mundo em rápida mudança
• Ajudar a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos
• Ampliar as suas oportunidades de realização
Na prossecução destes objetivos a Fundação pretende contribuir para desenvolver as seguintes competências:
- ADAPTABILIDADE – Ajusta-se às mudanças, adaptando com flexibilidade as suas atitudes e comportamentos.
- PENSAMENTO CRÍTICO - Avalia as situações de múltiplas perspetivas, divide os problemas nas suas componentes e sistematiza o caminho para a resolução através de novos métodos e processos. Procura causas ou pensa através das consequências dos diversos caminhos de ação possíveis.
- COMUNICAÇÃO - Inicia e mantém contactos sociais, expressando adequadamente opiniões, necessidades ou sentimentos.
- AUTORREGULAÇÃO - É decidido, estratégico e persistente nos objetivos, avalia progressos e modifica comportamentos em resultado dessa avaliação.
- PENSAMENTO CRIATIVO - Tem visão e gera novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro.
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - Avalia realisticamente os problemas, procura alternativas, decide e implementa soluções com recurso à criatividade e ao pensamento lógico, tendo presentes as consequências em si e nos outros.
- RESILIÊNCIA - Lida bem com a adversidade e não desiste facilmente.
Segundo a OCDE, competências são capacidades para mobilizar conhecimentos, aptidões, atitudes e valores em conjunto com uma abordagem reflexiva ao processo de aprendizagem, de forma a lidar com contextos profissionais e pessoais desafiantes.
Mais informações sobre as Academias de Conhecimento aqui.