Perfil do Aluno do CEI
M Muitas das competências mais valorizadas nos dias de hoje - a curiosidade, iniciativa, persistência, resistência à frustração, adaptabilidade, liderança, proatividade - em nada se relacionam com conhecimentos.
No nosso entender, torna-se claro que os desafios emergente na Educação do (e para) o Séc. XXI se encontram ao nível da (re)definição de competências a desenvolver pelo sistema educativo tendo como objetivo a integração total das nossas crianças e jovens no mercado de trabalho e da vida adulta.
Estas terão que ter um caráter transversal, abarcando mais do que um domínio; multidimensional, incorporando saberes, aptidões, atitudes e valores; e indutoras de comportamentos de ordem superior quando aplicadas à resolução de problemas em situações complexas ou de elevada incerteza.
Tendo estes pressupostos em mente, o Centro de Educação Integral desenvolveu um Perfil de Aluno do CEI, perfil que procura responder aos desafios da sociedade, que integra os Perfil de Aluno à Saída do Ensino Obrigatório e tem em conta os estudos já realizados um pouco por todo o mundo, sem descurar a sua identidade enquanto escola para a vida!
Não querendo tornar esta análise exaustiva, exploraremos os grupos de competências que assumimos como a base do nosso perfil de aluno, terminado o 12.º ano, mas que pretendemos desenvolver, faseadamente e com as devidas adaptações, em todos os níveis de ensino.
As vinte e oito competências que definimos como fundamentais na construção de cidadãos comprometidos e implicados com o mundo agrupam-se em quatro grupos: Competências Cognitivas, Competências de Aprendizagem, Competências Socio Emocionais e Competências de Liderança.
Como “Competências Cognitivas”, entendemos as que mais comummente estão relacionadas com o conhecimento e com as capacidades em o aplicar. Assim, encontramos competências como a comunicação, o raciocínio lógico dedutivo e científico, digitais, o domínio do corpo, bem-estar e saúde, a sustentabilidade e ambiente, a identidade cultural e a sensibilidade artística.
No que respeita às “Competências de Aprendizagem”, valorizamos as que são necessárias para uma efetiva relação de sucesso entre o conhecimento real e a sua apropriação pela criança/jovem. Deste modo, são fundamentais as competências do aprender a aprender, a inovação, o pensamento crítico, pensamento sistémico, a priorização, a resolução de problemas e a abertura ao mundo.
Outro grande grupo de competências que consideramos são as “Competências Socioemocionais”, que se entrelaçam intimamente com as restantes, sendo hoje reconhecidas como fortes indutores de sucesso, isto é, quase que determinam antecipadamente o sucesso de quem as possui e o insucesso de quem não as desenvolve e cultiva. Assim, valorizamos o respeito e valorização do outro, a gestão de conflitos, o benefício mútuo, a integridade, a cidadania ativa, a sinergia e a inteligência emocional.
Por último, mas não menos importante, destacamos as “Competências de Liderança”, que serão tão necessárias aos jovens de hoje para poderem enfrentar a sociedade sem se encontrarem numa postura passiva e de dependência face ao outro. Neste grupo, consideramos essenciais a autonomia, a visão, a iniciativa, a resiliência, a flexibilidade, a proatividade e o equilíbrio e bem-estar.
Cada uma destas vinte e oito competências necessitaria de uma maior explicação, enquadramento e, algumas delas, seriam motivo de uma dissertação, só versando sobre o que significam. Não sendo de todo possível fazê-lo neste artigo, fica um contributo para o início de um debate que se pretende construtivo em torno destas questões.