Plano de Desenvolvimento do Aluno - PDA
É É uma ferramenta que permite traçar um plano concertado e ajustado a cada aluno, com vista à implementação de estratégias que concretizem o seu sucesso a nível académico, pessoal e afetivo
Quem participa?
PAIS — participam de forma ativa e dinâmica na definição do percurso único e irrepetível que é a formação do seu educando. Através do PDA clarificam as suas expetativas face às metas a atingir, à ação da escola e a forma como se propõe articular para a sua consecução em cada ano letivo.
ALUNO — reflete sobre as suas expetativas, necessidades e dificuldades para que, em conjunto com pais e professores, consiga definir metas e objetivos concretos, realizáveis e mensuráveis.
PROFESSORES — ajustam os seus métodos e estratégias às metas e objetivos defini dos no PDA, contribuindo ativamente para a sua consecução.
CEE — os coordenadores de equipa educativa participam na orientação e formalização do contributo de todas as partes, assegurando a concertação de esforços e estratégias com vista à consecução das metas e objetivos conjuntamente estabelecidos, assegurando uma avaliação frequente e consequente, ajustada ao perfil de cada aluno.
Como se implementa?
1- DEFINIÇÃO DE COMPROMISSOS – Setembro
- Auscultação de expetativas e necessidades do aluno e pais;
- Definição de áreas de intervenção e metas a atingir;
- Estabelecimento de estratégias a implementar por cada uma das partes.
2- TRABALHO POR OBJETIVOS – Outubro a Junho
- Trabalho e responsabilização do aluno para atingir as metas definidas;
- Estabelecimento de etapas e metas intermédias;
- Monitorização e ajustes constantes e em tempo útil.
3- AVALIAÇÃO DO IMPACTO – Junho e Julho
- Avaliação conjunta e articulada das medidas implementadas;
- Avaliação do impacto do PDA pela análise de resultados obtidos;
- Síntese de necessidades a serem intervencionadas no ano seguinte.
Quais os resultados?
O PDA é uma mais-valia para o sucesso dos alunos do CEI que concretiza o sonho e a visão pessoal de cada aluno e sua família, proporcionando o trabalho por objetivos numa perspectiva de apoio ao sucesso e à construção do projeto de vida de cada um.
Através deste, propomo-nos fazer a diferença na vida dos alunos e famílias que confiam no nosso projeto educativo, reiterando a importância de uma cooperação e valorização efetiva do trabalho realizado por alunos, professores, coordenadores de equipa e famílias.