ERASMUS
O O programa Erasmus+ tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da União Europeia em matéria de educação e formação EF2020.
Desde há vários anos que temos participado em vários projeto ERASMUS, envolvendo alunos e professores diretamente, mas também toda a comunidade escolar através das atividades de partilha e disseminação.
Podem acompanhar o testemunho dos vários participantes em mobilidade no nosso blog: Diário de um profissional na europa.
Alunos e Professores - SOMOS FORMAÇÃO EUROPEIA - parte II
Ano letivo 2022/2023:
Atividades do Projeto:
- 1º trimestre de 2023 - Formação em Contexto de Trabalho (estágio) de 9 estudantes em Rimini, Itália, com duração de 8 semanas
- 1º trimestre de 2024 - Formação em Contexto de Trabalho (estágio) de 9 estudantes em Sofia, Bulgária, com duração de 8 semanas
- ano letivo 23/24 - cursos estruturados de formação de professores
Objetivos do projeto:
- Domínio da língua inglesa - tanto de alunos, como de professores.
- Melhorar a qualidade e diversidade das atividades dos currículos, melhorando a motivação dos alunos para o sucesso
escolar
- Melhorar a empregabilidade dos finalistas do ensino profissional após a conclusão do seu curso
- Contribuir para uma sociedade tolerante, que respeite a diferença, aberta a acolher outras culturas e que se identifique
como europeia
A seleção dos alunos participantes será feita através da análise de candidaturas apresentadas pelos alunos. As candidaturas serão aceites até dia 18 de novembro de 2023.
Os critérios de seleção terão em conta:
- Perfil, atitude, valores e relacionamento interpessoal
- Maturidade, autonomia e responsabilidade
- Envolvimento em atividades desenvolvidas pela escola
- Desempenho académico
- Capacidade para partilhar e comunicar as suas aprendizagens no final da mobilidade
- Diversidade de participantes, em termos de curso profissional e ano escolar
Em caso de empate, serão privilegiadas as candidaturas de alunos finalistas, e, se necessário o juri realizará entrevista presencial.
Consulte o regulamento das candidaturas de mobilidades de alunos para Rimini aqui e o formulário de candidatura aqui.
Pessoal Educativo - SOMOS PROFESSORES EUROPEUS
Ano Letivo 2021/2022:
- 13 Mobilidades individuais para efeitos de aprendizagem, para pessoal educativo do Ensino Escolar, realizadas entre janeiro e julho de 2022, para a realização de cursos estruturado com o parceiro EUROPASS TEACHERS ACADEMY.
Objetivos do projeto:
O Programa ERASMUS – KA101 visa promover a Mobilidade de pessoal educativo, para fins de aprendizagem. Especificamente, o projeto “Somos Professores Europeus” tem como objetivos:
- desenvolver competências ao nível do domínio da língua estrangeira (o inglês);
- desenvolver pedagogias inovadoras e conteúdos baseados nas TIC;
- melhorar a qualidade da dimensão europeia da formação de docentes;
- aumentar as competências dos docentes e não docentes, através da partilha de boas práticas e troca de experiências;
- reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania ativa e identidade europeia.
A seleção dos participantes foi realizada através da análise de candidaturas apresentadas pelos docentes.
Critérios de seleção:
- Perfil, atitude, valores e relacionamento interpessoal;
- Envolvimento com o Projeto Educativo e em atividades desenvolvidas pela escola;
- Capacidade para partilhar, comunicar e implementar as suas aprendizagens no final da mobilidade;
- Diversidade de participantes, em termos de departamento curricular e nível de ensino;
- Diversidade dos cursos de formação a realizar;
- Impedimentos de serviço;
Consulte o regulamento das mobilidades de professores aqui e formulário de candidatura aqui.
Os docentes do CEI realizaram os seguintes cursos de formação:
- STUDENT-CENTRED CLASSROOM: TEACHERS AS PROMOTERS OF ACTIVE LEARNING
- INTEGRATING CREATIVITY AND INNOVATION INTO TEACHING
- GAME-BASED LEARNING AND GAMIFICATION IN THE CLASSROOM
- CONFLICT MANAGEMENT AND BULLYING PREVENTION
- COLLABORATIVE LEARNING: PRACTICAL EXAMPLES OF CREATIVE ACTIVITIES
- ART AS THERAPY: SELF-EXPRESSION AND SPECIAL NEEDS IN ART EDUCATION
- LEADERSHIP AND MANAGEMENT IN SCHOOLS
- THE CHILD FIRST: MONTESSORI, REGGIO EMILIA SYSTEM AND CONTEMPORARY APPROACHES TO PRE-SCHOOL EDUCATION
- CLASSROOM MANAGEMENT SOLUTIONS FOR TEACHERS
- COACHING AND MENTORING TO SUPPORT TEACHERS
Resultados:
Veja o artigo com o resumo das 13 mobilidades realizadas aqui e o testemunho de cada um dos professores partilhado no blog aqui.
Alunos - SOMOS FORMAÇÃO EUROPEIA
Ano letivo 2019/2020 e 2021/2022:
Atividades do Projeto:
- 1º trimestre de 2020 - Formação em Contexto de Trabalho (estágio) de 10 estudantes em Cork, Irlanda, com duração de 8 semanas
- 1º trimestre de 2022 - Formação em Contexto de Trabalho (estágio) de 9 estudantes em Cork, Irlanda, com duração de 8 semanas
Durante a mobilidade, cada participante realizou 280 horas de formação em contexto de trabalho.
Parceiro do Projeto: Training Vision Ireland (ETN)
Objetivos do projeto:
- melhorar a qualidade e diversidade das atividades do currículo dos cursos profissionais e melhorar a motivação dos alunos para o sucesso escolar;
- reforçar o conhecimento e proximidade dos alunos ao mercado de trabalho europeu;
- desenvolver competências ao nível do domínio da língua estrangeira (o inglês);
- reforçar a identidade europeia, o sentimento de pertença à União Europeia e a valorização da diversidade.
Critérios de seleção terão:
- Perfil, atitude, valores e relacionamento interpessoal
- Maturidade, autonomia e responsabilidade
- Envolvimento em atividades desenvolvidas pela escola
- Desempenho académico
- Capacidade para partilhar e comunicar as suas aprendizagens no final da mobilidade
- Diversidade de participantes, em termos de curso profissional e ano escolar
Resultados:
Veja o artigo resumo das mobilidades em 2019/2020 aqui e o testemunho dos alunos partilhado no blog aqui
Veja o artigo resumo das mobilidades em 2021/2022 aqui e o testemunho dos alunos partilhado no blog aqui
Veja o artigo em inglês partilhado na platafomra EPALE aqui
Veja o relatório final deste projeto aqui