A Comunicação Escola-Família

  Voltar   

E Ensinar, neste terceiro período, foi, de facto, diferente!
Partindo desta afirmação, não estaremos a exagerar quando afirmamos que nada voltará a ser igual!

 

Ficámos sem “sala de aula”, mas criámos várias salas dentro da nossa casa e em casa dos nossos alunos. Desenvolvemos competências em professores, pais e alunos como a autonomia e a resiliência, aliadas à capacidade de se ajustarem a novas formas de viver, de aprender e de ensinar. Às famílias foi pedido que mantivessem algumas rotinas e hábitos num contexto social e emocional que levou a um desafio constante da normalidade que conhecíamos.


Reflexao 1 cicloFoi, provavelmente, o período letivo mais estranho das nossas vidas e, desta vez, fizemos tudo “sem rede”, sem tempo para aprender, testar e avaliar para melhorar.

 

A motivação dos alunos foi, seguramente, o maior desafio! Houve dias em que os alunos se sentiam comprometidos, mas existiram dias em que esse envolvimento não foi possível, sendo uma das nossas principais preocupações a saúde e a estabilidade mental dos alunos e suas famílias.

Se os professores do 1.º Ciclo eram considerados um prolongamento da família, neste período de distanciamento social e com o ensino à distância, esse facto tornou-se mais evidente e mais real, pois agora estávamos a entrar na casa das famílias de cada aluno.

As crianças não aprendem sozinhas, nem à mesma velocidade e a escola não é uma linha de montagem, em que todos são formatados da mesma forma. Cada criança é um ser com características próprias, com necessidades específicas e na educação desta jamais nos poderemos apenas centrar nos conhecimentos académicos. O desenvolvimento integral de uma criança, tão presente no nosso projeto educativo e refletido no próprio nome da escola, implica um desenvolvimento harmonioso em que os próprios conhecimentos, sentimentos e experiências devem ser a base da construção do conhecimento, promovendo aprendizagens verdadeiramente significativas.


A escola está em processo de reinvenção constante. Os conteúdos são cada vez mais interativos e transversais. O formato mais tradicional do ensino (característico de meados do século XX) ficou há muito para trás e, neste momento, dá lugar a novos aliados como os computadores e os tablets ou os telemóveis. Neste contexto, o ensino presencial e o ensino à distância têm de coexistir de forma mais coerente e suportada onde pais e professores interagem mais do que nunca.

O trabalho desenvolvido nesta época tornou-se redobrado, bem como o horário e a disponibilidade que foi quase total. A preparação das aulas, das atividades e das tarefas propostas aos alunos, bem como a sua aplicação, levaram a que os professores se reinventassem em tempo recorde, fizessem pesquisas e formação à distância, ao mesmo tempo que colocavam em prática tudo o que estavam a aprender.


Por outro lado, havia (e há) a saudade do olhar e do toque, dos abraços e risos, da empatia e cumplicidade que se cria, que não se explica e que estamos todos ansiosos por retomar. Se este período foi fácil? Não. Se neste período conseguimos concretizar os objetivos definidos no início do ano letivo? Talvez. Se sabemos que tudo é passível de ser recuperado? Sabemos que sim, mas nunca da mesma forma à qual estávamos habituados.

A base da nossa sociedade são as famílias e a escola é um apoio para essas mesmas famílias que buscam em nós suporte para estes tempos mais incertos. Assim, mais do que nunca, trabalhar em conjunto e para o mesmo fim, fez e continua a fazer todo o sentido, pois em equipa vamos mais longe! Agora importa prepararmo-nos da melhor forma para enfrentar o próximo ano letivo e os desafios que estarão à espreita na certeza de que tudo ficará bem! 

 

Julho| 2020

Definições de Cookies

O Centro de Educação Integral pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Opções para ativar ou desativar cookies por preferência.

Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Estes cookies são usados para reconhecer visitantes quando voltam ao nosso site. Isto permite-nos personalizar o conteúdo do site para si, cumprimentá-lo pelo nome e lembrar as suas preferências (por exemplo, a sua escolha de idioma ou região).

Estes cookies são usados para proteger a segurança do nosso site e dos seus dados. Isto inclui cookies que são usados para permitir que faça login em áreas seguras do nosso site.

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site. Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores. As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.