Empatia no Ensino da Matemática! SIM

  Voltar   

“O computador nunca substituirá o professor. Por mais evoluída que seja a máquina, por mais que a robótica profetize evoluções fantásticas, há um dado que não pode ser desconsiderado: a máquina reflete e não é capaz de dar afeto, de passar emoção, de vibrar com a conquista de cada aluno. Isso é um privilégio humano.”

 

 

Escrever sobre a importância da empatia e da simpatia no ensino da Matemática é escrever sobre afetos, sobre emoções! Os afetos são um ingrediente cada vez mais importante na relação entre professor e aluno e, consequentemente, na aprendizagem efetuada.

Não temos dúvidas de que o benefício é mútuo, ganham os alunos e ganham os professores; na realidade, o aluno só terá a ganhar, se existir uma boa relação com o professor, seja ele de Matemática ou de outra disciplina.

É verdade que, muitas vezes, basta dar lugar ao desenvolvimento de afetos para que o click do aluno aconteça ou desenvolva e se comece a efetivar uma real aprendizagem.

 

_ Melhoram a atenção;

_ Melhoram a motivação;

_ Melhoram o empenho;

_ Melhoram a resiliência;

_ Melhoram…

 

Quando os professores e os alunos permitem o desenvolvimento dos afetos (talvez mais fáceis e usuais nos alunos mais pequenos, mas tão necessários nos alunos adolescentes e mais velhos) é mais fácil ao professor criar um ambiente favorável às aprendizagens.

Falar de afetos é falar de conhecer e reconhecer o aluno, de saber ouvir, de entender melhor a sua realidade feita de sucessos e insucessos, de confiança e de receios, de certezas e de dúvidas, de passado e de presente, possibilitando mudanças de comportamento e de motivação face à disciplina.

 

_ As escolas alteram-se.

_ As famílias evoluem.

_ Os alunos não são os mesmos…

_ Os professores também mudam…

 

Há muito tempo que o professor já não é um mero transmissor de conteúdos. A sala de aula deixou de ser um local exclusivo de ensino de conteúdos matemáticos e cumprimento de programas. E os alunos esperam mais dos professores do que esperavam há algumas décadas.

Recordamos relações difíceis, dificuldades, mas sabemos que a empatia pode fazer a diferença. Não é tudo mas ajuda a parte a formar um todo! Enquanto professoras de Matemática, sabemos que é imperioso que o professor comece por ser uma pessoa próxima, que inspire confiança, que transmita a sua paixão por aquilo que faz e pela disciplina, em particular.

A confiança e a motivação são fundamentais para a sala de aula de matemática. Assentar o aprender em alicerces de confiança faz toda a diferença.

 

_ Empatia…

 

“Não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro (…) é compreender (…) é descer ao fundo do poço e fazer companhia a quem precisa… É saber abraçar a alma!”


Empatia matematica



A experiência que temos permite-nos dizer que, principalmente nos alunos mais novos, à custa de tanto manifestarmos este gosto de uma forma entusiasta e repetitiva, despertam um novo gosto, talvez para alguns até aí desconhecido.
É caso para dizer que entusiasmo gera entusiasmo, abrindo a possibilidade de podermos dar mais alguns passos importantes.


Na nossa visão de professoras de Matemática, a empatia é a forma de nos colocarmos no lugar do aluno, de o entendermos mesmo na dificuldade (e sobretudo aí), criando lugar para o erro e para o aprender através do erro, de o ouvirmos e de o motivarmos para conseguir sempre mais e melhor. Aceitar que não são todos iguais. Que há alunos com ritmos diferentes e no final com avaliações também diferentes, e isso não torna uns melhores que os outros.


Os alunos devem sentir isso.
Não há melhores, há diferentes!

Cada um é um aluno diferente… e acreditar no melhor de cada um é criar empatia!
A simpatia do professor face à disciplina é o gosto pelos conteúdos e pelo que se ensina. Um professor que faz o que gosta e ensina aquilo em que acredita é também um fator de diferença numa escola, em particular numa sala de aula.

Juntamos a empatia e a simpatia e basta? É suficiente para os nossos alunos aprenderem tudo?
Não!

É um facto… não é o suficiente.


O caminho das aprendizagens não se faz num estalar de dedos, é um caminho que implica trabalho. Nenhum aluno aprende matemática e se supera a si próprio enquanto aluno desta disciplina se não trabalhar. Arriscamos a dizer, se não trabalhar muito e muito regularmente.
As dificuldades vão surgir, o percurso não vai ser linear, nem sempre vai ser como se idealiza e nestas alturas pode surgir vontade de desistir. Mas esse é exatamente o que não pode acontecer.

 

_ Trabalho sem empatia?
_ Empatia sem trabalho?

 

Não basta gostar do professor e que o professor goste do aluno, não basta ter vontade de aprender e superar dificuldades. Há outra variável que é decisiva no efetivo processo de aprendizagem… o trabalho árduo!
Não conseguimos atingir os mesmos objetivos sem deixarmos para trás algum destes ingredientes.
E neste campo o empenho terá de ser do aluno. A diferença que o seu empenho fará nas suas aprendizagens será tanto maior quanto o trabalho realizado.


Enquanto pais e alunos, nunca esqueçamos que só conseguiremos saber se valeu a pena o esforço e a dedicação, se tentarmos.


A Matemática vale esse esforço!



Julho | 2020

Definições de Cookies

O Centro de Educação Integral pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Opções para ativar ou desativar cookies por preferência.

Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Estes cookies são usados para reconhecer visitantes quando voltam ao nosso site. Isto permite-nos personalizar o conteúdo do site para si, cumprimentá-lo pelo nome e lembrar as suas preferências (por exemplo, a sua escolha de idioma ou região).

Estes cookies são usados para proteger a segurança do nosso site e dos seus dados. Isto inclui cookies que são usados para permitir que faça login em áreas seguras do nosso site.

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site. Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores. As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.