Quem não lembra do seu professor de primária?
Foi provavelmente um dos nossos primeiros ídolos.
Parecia saber tudo e ser detentor da chave de todo o universo. Com ele ou com ela, aprendemos a ler, a escrever, a dizer a tabuada, a fazer contas e a identificar os rios… Mas aprendemos muito mais do que isso, aprendemos também a aprender, a ser, a estar e a fazer.
No Centro de Educação Integral, privilegiamos uma educação personalizada, desenvolvida em parceria com as famílias e assente em práticas pedagógicas ativas e inovadoras, aliadas à experiência e excelência da equipa educativa e na qualidade das instalações e espaços verdes, com um objetivo: o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança.
É através do Plano de Desenvolvimento do Aluno – PDA que, famílias, professores e aluno definem o seu caminho de aprendizagem. Com o PDA ajustamos os melhores métodos e estratégias face às metas e objetivos definidos por todos, assegurando um trabalho verdadeiramente personalizado e adequado ao ritmo de desenvolvimento de cada criança.
Ao longo dos 4 anos do 1º ciclo, é função de cada professordescobrir e desenvolver os talentos que cada criança tem: quer sejam na área da matemática e raciocínio lógico, ciências e descobertas, como também nas artes e criatividade, relacionamento interpessoal e no desporto. Para isso, todos os alunos do CEI têm acesso a um currículo diversificado, abrangente e inovador, cujo objetivo é ajudá-los a desenvolver e a descobrir todo o seu potencial, para a excelência no Português, Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Música, Xadrez, Filosofia para crianças, Informática, Programação e Robótica, Dança artística, Natação, Ginástica e Judo. Assim, o 1º ciclo desenvolve-se em equipas pedagógicas pluridisciplinares, com professores especializados nas diferentes áreas disciplinares, que promovem uma crescente autonomia e responsabilidade dos alunos.
Mas os desafios da sociedade de hoje e do futuro exigem não só pessoas altamente desenvolvidas intelectualmente, mas também que sejam proativas, criativas, capazes de trabalhar em equipa, responsáveis e dinâmicas. É neste pressuposto que assenta o desenvolvimento do programa “O Líder em Mim”, reconhecido internacionalmente e que vem reforçar a componente socioemocional do nosso Projeto Educativo.
Também a interação entre alunos de várias idades, o trabalho por projetos e os projetos transversais que desenvolvem a autonomia, a responsabilidade, a possibilidade de construírem conhecimentos e liderarem a sua própria aprendizagem, são fatores fundamentais para os alunos crescerem enquanto pessoas. Podemos ensinar os tipos de solos a alunos do 3º ano através das imagens do livro ou levando-os para a natureza para encontrarem e medirem a impermeabilidade dos solos que encontrarem pelo caminho... Ambos ensinam, mas em qual é que os alunos aprendem? No CEI, acreditamos que a 2ª alternativa funciona melhor.
Mas o nosso trabalho só poderá ter excelentes resultados, quando é realizado em parceria com as famílias. No CEI, investimos muito tempo no contacto com as famílias, quer seja através de contactos diretos pontuais, momentos de partilha e formação, reuniões de avaliação ou mesmo oficinas em família bem divertidas. Uma família que VIVA o 1.º ciclo do seu filho(a) será uma família que crescerá em conhecimento e cada um dos seus membros como pessoa.
Assim, frequentar o 1º Ciclo no CEI não é apenas divertido e saudável, é também a oportunidade de criar bases sólidas para o desenvolvimento cognitivo e emocional que irão permitir a cada criança crescer numa família FELIZ e ser um adulto feliz.